CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O futuro da humanidade.

O preconceito é um fato recorrente no mundo inteiro, exposto das mais variadas formas, num contexto muitas vezes histórico. A dificuldade de se conviver com as diferenças sejam elas, comportamentais, ideológicas ou físicas, advêm desse passado. De um mundo em que o poder deixa de ser de Deus e passa a ser do homem.

É a partir do livre arbítrio que o preconceito acontece em maior escala. Pois, desde então, tem-se uma sociedade, cada vez mais, individualista e ego centrista.

Num mundo tão diversificado culturalmente, não deveria ser permitido certas atitudes. É errado diferir o que deveria estar unificado, pois, a diversidade cultural é ir além da mistura de raças, cores e credos. É a renovação, é possibilidade de troca, é a extensão do conhecimento e, como exemplo, podemos citar uma prática comum entre os estudantes atualmente: o intercambio.

Ter a possibilidade de ir de norte a sul, conhecer de leste a oeste e, aos extremos e contradições, é gerar senso critico, é lidar consigo mesmo. É aprender a valorizar o que se tem de bom e conhecimento para tentar melhorar. Afinal, ser diferente é ser normal, e, conviver com todas as diferenças possíveis deveria ser mais normal ainda, já que, se trata de uma troca benéfica.

Por fim, para tentar diminuir esta idéia de preconceito, o caminho é a conscientização, não somente da população em geral, como daqueles que as comandam, pois, parece que eles também não enxergaram o que já vem sendo dito há algum tempo: a diversidade é bem mais que o futuro de um país, é o futuro da humanidade.