CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 15 de junho de 2008

"A guerra: o transito paulista."


Horário de pico, trânsito, estresse. São Paulo, a terra da garoa, daqui a pouco irá se transformar na ‘cidade congestionada’. Especialistas dizem que em alguns anos o número de carros será maior do que o número de pessoas, nas ruas da cidade.


Como uma das soluções, vem surgindo à idéia, cada vez mais constante, do uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. Hoje, ao contrário do que muitos imaginam, existem, no mundo, mais pessoas utilizando a bicicleta como meio de transporte do que a lazer ou prática esportiva, como é de costume. Isso ocorre, principalmente, nos países asiáticos – devido ao relevo e as condições econômicas que, até a década passada, não permitiam o crescimento automobilístico – e na China, onde nas áreas urbanas a maioria, metade, da população possui bicicletas.


Porém, não é isso que temos nos países industrializados como o Brasil, menos ainda, numa cidade como São Paulo, onde imperam a pressa, a rapidez, os compromissos e tudo o mais. Lugar em que se prefere a comodidade à praticidade.


Na verdade, para muitos, pouco importa, se a bicicleta é um meio de transporte não poluente, silencioso, saudável, de fácil acesso. Lógico que também não podemos ser céticos e hipócritas ao sugerir, por exemplo, para mim - que moro em Guarulhos/ Grande SP; trabalho em Higienópolis / Zona Sul, e estudo na Paulista – que percorra este trajeto de bicicleta. Entretanto, existem casos, em que, sim, o carro poderia dar lugar á bicicleta. Mas que por um capricho ou outro, não dá.


Contudo, para que este projeto tenha, verdadeiramente, eficiência, é necessário não só a conscientização, e obediência às normas, como também, o apoio do governo para que, ao invés de se tornar um meio de transporte alternativo, as bicicletas e seus ciclistas tornem-se meros personagens nesta ‘guerra’ que é o transito paulista. Talvez, uma das primeiras medidas a serem tomadas – além dos bicicletários implantados nas estações do metro – seria a implantação de uma rede de faixas especiais para o uso exclusivo dos ciclistas no horário de pico.

1 comentários:

Anônimo disse...

Primeira \o/ huahuahuahuahuahua

Afs concordo total, trânsito em São Paulo tá cada vez mais insuportável, e só tende a aumentar, um dia SP pára de verdade... criar meios mais eficientes de transporte seria a solução, porém sempre se tem uma desculpa para tanto...

Bicicletas seria uma boa... mas tornar isso consciência será uma tarefa dura e longa...

Mas msm tendo esse trânsito e essa loucura, AMOOOOOO SP ^^ huahuahaua

E, claro, AMOOO vc =P
Bjoo!