Mídia nada mais é do que o nome dado aos meios de comunicação de massa, responsáveis por levar a informação aos cidadãos, ou seja, a função exercida pelos jornais, rádio, televisão e internet. Função que, ultimamente, vem sendo deturpada.
Na televisão, que é o principal destes meios, por exemplo, nos é submetido um mundo mágico, de fantasia e sonhos em alusão ao mundo perfeito, através das novelas, filmes, comercias e, até mesmo, dos desenhos animados. Mundo irreal, produzido e bem quisto pelos pequenos grupos de grandes empresários ricos.
Assim como antigamente, ainda temos a política 'pão e circo' em que, para manter distraída e longe dos problemas do país, era oferecido a população comida e diversão. Só que hoje, no lugar do circo, tem-se a televisão. Ferramenta que, ao invés de incluir, exclui e aliena.
Entretanto, alguns filósofos da Escola de Frank-Furt afirmam que só é mostrado aquilo que o povo quer assistir. Se o programa 'Big Brother Brasil' chegou a sua oitava edição foi porque obteve audiencia. É um ciclo.
Por fim, os meios de comunicação são ferramentas extremamente importantes, interferindo diariamente no cotidiano de todas as pessoas e controlados por pequenos grupos com interesses pessoais, mas que, quando utilizado da maneira correta, é capaz de ir alem de só levar a informação: mesclando a diversão e aguçando o senso critico de toda uma sociedade.
sábado, 8 de novembro de 2008
Além da informação.
Postado por Gabriela às 18:10
Marcadores: Jornalismo, Opinião, Pre-vestibular
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Fato q os meios de comunicação têm um poder sobrenatural sobre a população e é muito triste que, por diversas vezes, usem desse poder pra alienar...
Enfim!
Adorei a redação!!!
Amo, ok?!
→♥←
Além da mídia ser comandada por um padrão que tenta manter as coisas como estão, a educação não é voltada para o uso do senso crítico.
E então teremos mais um BBB...
Agora eu posso te chamar de Gabi....
Beijos
Já comentei com vc, mas comento aqui tb hohohoho
Os meios de comunicação que nos influenciam ou nós q os influenciamos??? É, pois é, acho q é um pouco de cada, a tv passa e cabe a nós dizermos se gostamos ou não e é disso q se faz o sucesso de um programa... minha humilde opinião, é claro! hahaha
Redação mto loka!
Amoooooooooooooo!
Postar um comentário