Tema: A influência do Ocidente no padrão de beleza mundial – causas e conseqüências.
Padrão é algo parecido, próximo, mas que, não é único; passível de variações. E, quando diz respeito a valores pessoais, fica mais difícil ainda conseguir definir, estipular um padrão único.
Falando em estética e padrão de beleza, logo se tem como parâmetro o mundo ocidental, principalmente a beleza norte-americana: loiras, brancas, altas e magras. As brasileiras também têm este papel, além do samba e do futebol, as morenas com seios fartos e bundas grandes fazem referencia ao nosso país.
Uma vez que os valores estéticos, no passado, eram outros, tem-se como maior responsável por essa imposição a grande mídia. Pois, está envolvida com questões de interesses políticos. Ou seja, é interessante para os Estados Unidos, que as pessoas gostem das pessoas de lá, as admirem, almejem as coisas estrangeiras. Isto gera lucro e visibilidade.
Em contrapartida, as conseqüências para os países inferiores e para as pessoas que se submetem a operações plásticas e outros tipos de cirurgias podem ser drásticas. A influência além de prejudicar o processo de identificação das gerações mais novas, faz as pessoas fazerem loucuras para se transformar em outras, muitas vezes ate contraindo doenças perigosas quando submetidas a cirurgias, cremes e outros processos.
Por fim, pode-se entender que a globalização, na maioria dos casos, acaba por beneficiar mesmo os países mais ricos, deixando a falsa impressão de que tudo o que é deles é melhor. E fazendo com que o resto do mundo, até em questões como a beleza os tenha como referencia.
2 comentários:
Eu gosto das suas redações, e daí???
→♥←
Padrões só servem para gerar diferenciação.
Por isso nem ligo. Beleza, para mim, vem do que a pessoa é, não do que ela parece ser.
Postar um comentário